Criptografia de Ponta-a-Ponta

Privacidade e segurança estão em nosso DNA, é por isso que temos criptografia de ponta-a-ponta em nossas versões mais recentes. Quando criptografadas de ponta-a-ponta, suas mensagens, fotos, vídeos, mensagens de voz, atualizações de status, documentos e ligações estão seguras e não cairão em mãos erradas.

Saiba mais sobre o Status do WhatsApp em Android | iPhone | Windows Phone

A criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp está disponível quando você e as pessoas com as quais você conversa estão na versão mais recente do WhatsApp.

A criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp assegura que somente você e a pessoa com que você está se comunicando podem ler o que é enviado e ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp.

As suas mensagens estão seguras com um cadeado e somente você e a pessoa que as recebe possuem a chave especial necessária para destrancá-lo e ler a mensagem. E para uma proteção ainda maior, cada mensagem que você envia tem um cadeado e uma chave. Tudo isso acontece automaticamente: não é necessário ativar configurações ou estabelecer conversas secretas especiais para garantir a segurança de suas mensagens.

Importante: A criptografia de ponta-a-ponta está sempre ativada, desde que todos os envolvidos estejam usando a versão mais recente do WhatsApp. Não há nenhuma maneira de desativar a criptografia de ponta-a-ponta.

O que é a tela para "Confirmar código de segurança" na tela de dados de um contato?

Cada uma de suas conversas possui seu próprio código de segurança para confirmar que as chamadas que você efetuar e as mensagens que você enviar estarão criptografadas de ponta-a-ponta em cada uma delas.

Atenção: O processo de confirmação é opcional e é somente usado para de fato confirmar que as mensagens que você envia estão criptografadas de ponta-a-ponta.

Este código pode ser encontrado na tela de dados do contato, em forma de código QR ou como uma sequência de 60 dígitos, ambos na mesma tela. Estes códigos são únicos e podem ser comparados entre as pessoas desta conversa para verificar que a mesma está criptografada de ponta-a-ponta. Os códigos de segurança são versões visíveis de uma chave especial compartilhada entre você e o contato com quem estiver conversando - e não se preocupe, pois não é uma chave de fato, esta será sempre mantida em segredo.

Para confirmar que uma conversa é criptografada de ponta-a-ponta

  1. Abra a conversa.

  2. Toque no nome do contato para abrir a tela de dados.

  3. Toque em Criptografia para ver o código QR e o código de 60 dígitos.

Caso você e seu contato estejam fisicamente perto um do outro, um de vocês pode escanear o código QR do outro ou visualmente comparar o código de segurança de 60 dígitos. Se você escanear o código QR e ele for realmente o mesmo, uma marca de tique verde irá aparecer. Assim que for conferido, vocês podem ter certeza de que ninguém está interceptando suas mensagens ou chamadas.

Se os códigos não conferirem, é provável que você esteja escaneando o código de um contato diferente ou um número de telefone diferente. Caso seu contato tenha reinstalado o WhatsApp recentemente ou mudado de aparelho, nós recomendamos que você atualize o código enviando uma nova mensagem a ele, para então escanear o código.

Saiba mais sobre a mudança de códigos de segurança nesta página do FAQ.

Se você e o seu contato não estiverem fisicamente perto um do outro, você pode mandar o código de 60 dígitos para ele. Avise seu contato que assim que ele receber o código, que ele deve escrever o código e depois visualmente comparar com o número de 60 dígitos que se encontra na tela de dados do contato na seção Criptografia. Para Android, iPhone e Windows Phone, você pode usar o botão Compartilhar a partir da tela de código QR/código de segurança de 60 dígitos para enviar o código de segurança via SMS, e-mail, etc.

Eu estou vendo que as mensagens que eu envio não são criptografada

É possível que você toque em Criptografia na tela de dados do contato ou dados do grupo e receba uma notificação dizendo que as mensagens que você enviar não são criptografadas de ponta-a-ponta. Nesse caso, é provável que você ou a pessoa com quem você está conversando precise atualizar para a versão mais recente do WhatsApp. Uma vez que todos os participantes de um grupo ou o seu contato em uma conversa individual tiverem atualizado para a versão mais recente do WhatsApp, um pequeno indicador irá aparecer na conversa lhes informando que as mensagens na sua conversa são criptografadas de ponta-a-ponta.

Para mais informações, por favor, leia Segurança no WhatsApp.

Abraços,
Equipe de Suporte do WhatsApp