Por que não consigo me conectar ao WhatsApp?

Problemas de conexão são geralmente causados por causa das configurações do seu telefone, problemas com a sua conexão ou com a sua operadora. Na maioria dos casos, problemas de conexão são temporários e suas mensagens serão entregues/enviadas assim que a conexão for reestabelecida.

Passos básicos para resolver o problema

  1. Certifique-se de que você possui a versão mais recente do WhatsApp disponível aqui.
  2. Verifique se seu telefone está conectado com a internet com e tem um bom sinal. Tente abrir uma página na internet para isso.
  3. Verifique se seu telefone não está utilizando uma conexão WAP, apenas. O WhatsApp utiliza canais de dados de Socket non-HTTP/non-web para enviar e receber mensagens, isto é, você precisará de um plano de dados para poder utilizar o WhatsApp no seu telefone Nokia. A sua operadora lhe guiará através do processo no qual você poderá manualmente configurar a sua rede de dados e internet.
  4. Verifique se seu telefone não está utilizando uma conexão proxy. Se você não estiver certo de que o seu telefone utiliza este tipo de conexão, nós recomendamos que você contate sua operadora de celular e pergunte à eles.
  5. Se mesmo assim você ainda não conseguir conectar, tente reiniciar o seu telefone.

Passos adicionais

Se estes passos não funcionarem, sua operadora de celular talvez esteja bloqueando o canal específico pelo qual o WhatsApp envia e recebe mensagens. Neste caso, entre em contato com a sua operadora de celular para receber instruções para desbloquear conexões socket non-HTTP/non-web. Eles mesmos podem lhe ajudar a configurar o seu telefone.

Além disso, mensagens podem eventualmente levar um tempo para enviar ou receber. Existem várias razões para que suas mensagens levem um certo tempo para serem entregues para a outra pessoa e apenas lhe mostrar uma marca de tique. Por exemplo: o telefone do seu amigo pode estar desligado, ou o mesmo está sem créditos, ou até mesmo fora de uma área de cobertura.

Leia aqui passos específicos para problemas de conexão em: Android | iPhone | Windows Phone | Nokia S40 | BlackBerry | BlackBerry 10
Abraços,
Equipe de Suporte do WhatsApp