Como posso corrigir problemas com o envio e recebimento de arquivos de mídia no WhatsApp?

Problemas comuns

Causas mais comuns de problemas com o envio e recebimento de fotos, vídeos ou Mensagens de Voz:

  1. O seu telefone está com problemas de conexão.
  2. A data e a hora do seu aparelho estão configuradas incorretamente.
  3. Há um problema com o seu cartão SD:
    • Não há espaço suficiente.
    • O cartão SD está configurado apenas para leitura.
    • O cartão SD está corrompido.

Orientações

Certifique-se de que o seu telefone possui uma conexão de internet ativa com sinal forte. Experimente abrir um site no navegador do celular. Se tiver certeza de que o telefone está conectado (tente se conectar a outras redes Wi-Fi e/ou 3G), continue lendo.

Assegure-se também que de que a data e hora do seu aparelho estejam corretas. Se a sua data estiver incorreta, você não conseguirá se conectar ao nosso servidor para baixar seus arquivos de mídia. Veja como corrigir a data e hora do seu telefone aqui.

Às vezes, o WhatsApp pode ter dificuldade para salvar arquivos em seu cartão SD. Siga estas instruções para tentar resolver o problema:

  1. Certifique-se de que há espaço suficiente no cartão SD. Se o cartão SD estiver cheio, o WhatsApp não conseguirá salvar nada nele. Talvez você precise excluir alguns arquivos para liberar espaço.
  2. Assegure-se de que o cartão SD não está configurado somente para leitura. Tente salvar um arquivo que não seja do WhatsApp em seu cartão SD. Se o arquivo for salvo, seu cartão não é somente de leitura e você deve conseguir salvar arquivos baixados do WhatsApp nele. Se não conseguir salvar nada, seu cartão está configurado somente para leitura. Você precisará alterar isso. Consulte as instruções no manual do seu telefone.
  3. Se houver espaço livre suficiente e você conseguir salvar arquivos em seu cartão SD, mas ainda assim não conseguir baixar nenhum arquivo do WhatsApp nele, talvez precise excluir os dados do WhatsApp do cartão SD:
    IMPORTANTE: Isso apagará TODOS os backups de históricos de conversas e arquivos baixados do WhatsApp.
    • Pode ser um bom momento para fazer o backup dos dados do WhatsApp. Para fazer o backup dos dados do WhatsApp, copie a pasta "WhatsApp" do cartão SD para o computador.
    • Abra a pasta do cartão SD no telefone e exclua a pasta "WhatsApp". Todos os seus arquivos de mídia do WhatsApp terão sido apagados. O WhatsApp ainda abrirá – e suas conversas ainda estarão lá – mas seus arquivos de mídia (fotos, vídeos, áudio) não estarão mais lá.
    • Reinicie o telefone.
    • Agora, o WhatsApp deve conseguir salvar os arquivos baixados.
  4. Ainda lendo? Lembra do passo 2, quando você verificou se seu cartão SD era apenas para leitura? Se não conseguiu salvar nenhum arquivo nele, seu cartão SD pode estar corrompido. Nesse caso, talvez você precise reformatar o cartão SD. Isso significa apagar todo o cartão SD e redefini-lo:
    IMPORTANTE: Isso apagará TODOS os dados do cartão SD.
    • Depois de formatar o cartão SD você não conseguirá recuperar seus dados.
    • Se possível, faça o backup de tudo o que estiver no cartão SD. Uma maneira de fazer isso é conectando o cartão SD a um computador com leitor de cartões e copiando os arquivos.
    • No telefone Android, acesse a tela inicial > Configurar > Armazenamento.
    • Se essa opção estiver disponível, toque em Remover cartão de memória.
    • Toque na opção Formatar cartão SD ou Apagar cartão SD.
    • Reinicie seu telefone.

Se nenhum desses passos funcionarem, pode haver um problema no seu cartão SD. Talvez você precise inserir um novo cartão SD para salvar/enviar arquivos.

Abraços,
Equipe de Suporte do WhatsApp